Você sabe o que são índices de rentabilidade?

Não importa o tamanho da empresa, é imprescindível ter um controle contábil e acompanhar os números, usando-se da análise e cruzamento destes para embasamento nas tomadas de decisões. Uma das métricas importantes para isso são os índices de rentabilidade. Eles mostram se a estratégia da empresa está correta e para onde ela está caminhando se para o sucesso ou fracasso. Com eles, também, vários investidores conseguem mensurar os reflexos da crise e o melhor momento para investir.

Confira os indicadores de rentabilidade mais comuns:

 

Índices de Ativos:

Esse índice é conhecido por medir a capacidade da empresa de retorno com base na sua atividade fim, dividido em duas partes, sendo elas retorno sobre o ativo e giro do ativo. O retorno sobre o ativo, estima a rentabilidade que a empresa vem tendo, não atentando-se quanto a origem do recurso, mas considerando os investimento feitos. Já o giro do ativo, estima a quantidade vendida para cada Real investido na empresa, para isso relaciona-se a quantia de receitas geradas X total de investimentos feitos.

 

Índices de Margem

Esse índice, demonstra o valor o ganho da empresa ao vender seu serviço ou produto.  Bem como o Índice de Ativos, é dividido em duas partes: margem operacional e margem líquida. A margem operacional tem a responsabilidade de mostrar o lucro puro de cada venda, desprezando as despesas financeiras e até mesmo impostos e tributos. Para descobrirmos o valor da margem operacional é fundamental, antes de tudo, dividir o lucro operacional pelo número de vendas efetivadas. A margem líquida, por sua vez, estima a lucratividade do negócio após a dedução dos gastos.

 

Retorno sobre o Capital

O retorno sobre o capital revela a rentabilidade do recurso, ou seja, demonstra se a empresa representa um bom investimento, demonstrando também, se o empresário está obtendo retorno financeiro para manter o empreendimento em operação.

 

Esses três são os mais comuns, mas temos diversos outros índices cabíveis em análises para sua empresa. Medir esses índices está diretamente ligado a tomada de decisões, delineando o formato do seu negócio através de respostas para as perguntas: Posso aumentar minha margem de lucro? Devo fazer uma retenção de gastos? Tenho condições de abrir mais unidades? Ou ainda, é interessante manter a empresa em atividade?

O escritório de contabilidade, por sua vez, tem importante função no levantamento destes dados para posterior análise. Quando temos dados concretos, esses se tornam indicadores e indicam as dores de sua empresa, bem como o que está indo bem e no caminho certo. Isso se chama planejamento financeiro e estratégico e é vital para qualquer empresa nos dias atuais.

Mas para que isso ocorra, é necessário que haja uma parceria constante do contador com a empresa, pois esta é responsável por fornecer todas as informações e documentos, de maneira fidedigna, tais como: fatura de cartão de crédito, boletos com despesas financeiras e entre outros. Dessa forma sua análise estará sustentada em dados reais e consolidados e lhe ajudará na tomada de decisões.

Quer saber mais sobre os índices de rentabilidade e como obtê-los? Mande um e-mail para nós (contato@komcorp.com.br) que podemos ajudá-lo.

Deixe seu comentário

Voltar ao topo

// Nosso endereço

Encontre-nos

Informações de contato

Escreva para nós que entraremos em contato o mais breve possível.