Tudo sobre Exportação por Pessoa Física: Regras, Procedimentos e Incentivos

POSTAGEM 16-10 (BLOG-FEED-STORIES) komcorp-02-02

Pessoas físicas têm a permissão para efetuar transações internacionais quando são identificadas como colecionadoras, visam uso pessoal ou consumo próprio, ou ainda para o desenvolvimento de atividades profissionais, como agricultura, arte, artesanato, e outras ocupações laborais, conforme o §3° do artigo, 4.º da Instrução Normativa RFB n.° 1.984/2020.

Por outro lado, caso o interessado não esteja envolvido em atividades profissionais, a quantidade de mercadorias exportadas não pode ter intenção comercial, pois a venda de produtos requer um processo formal de exportação, conduzido por pessoas jurídicas.

O tratamento tributário para a exportação de mercadorias é de natureza incentivadora, portanto, não há incidência de IPI, PIS, COFINS e ICMS.

É importante mencionar que o envio de mercadorias pode ocorrer de duas maneiras, através da exportação por remessa internacional e pela exportação direta.

O envio de mercadorias por meio de Remessas Internacionais é gerenciado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou Empresas de Courier. Nessa modalidade, as empresas contratadas são responsáveis por todo o processo de desembaraço para garantir a saída efetiva da mercadoria do país. Os documentos necessários para efetuar a exportação nesse formato são: nota Fiscal, Fatura Comercial e Conhecimento de Transporte.

Já a exportação direta ocorre quando o interessado conduz a operação em seu próprio nome, sendo o exportador encarregado pelo despacho aduaneiro através da Declaração Única de Exportação (DU-E) no Portal Único Siscomex. Há também a possibilidade de designar um representante com acesso ao sistema, geralmente um despachante aduaneiro.

Quer saber como a contabilidade pode ajudar em seu negócio?

Entre em contato com a nossa equipe e conheça as melhores soluções para a sua empresa!

Gostou deste post? Quer saber mais um pouco sobre os impactos de uma boa contabilidade em seu negócio? Então, entre em contato com a nossa equipe e conheça as melhores soluções para a sua empresa!

Para mais informações acompanhe nosso blog ou nossas redes sociais.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp